
A origem das aves
O protagonista dessa incrível história é o Archaeopteryx lithografica, que viveu no período Jurássivo, em plena era mesozóica, ou era dos répteis.O archaeopterys, porém , era um réptil diferente dos outros ( inclusive dos outros voadores, como os pterossauros ) tinha desenvolvido um novo instrumento de vôo, que complementava as asas ( as penas ). Dos contemporâneos plumados do archaeopterys ( ou de uma espécie similar a essa ) derivaram as aves, que foram evoluindo cada vez mais. As primeiras aves tinham ainda o esqueleto da cauda bastante longo, e o bico munidos de dentes. Além do archaeopterys, também tinham dentes duas outras espécies plumadas, batizadas pelos cientistas com os nomes de Ichthyornis e Hesperornis, que em grego significam, ave dos peixes e ave da noite. O conjunto de plumas e penas, ou seja, a plumagem que recobre o corpo das aves, tem várias funções :

Permite o vôo, protege do calor e do frio ( funciona como isolante térmico ), ajuda a flutuar na água e contribui para a manutenção de uma temperatura ideal durante a incubação (choco). Juntamente com as asas, as penas são o principal instrumento de vôo, funcionando como hélices e estabilizadores de vôo.
A classe das aves possui mais de 9000 espécies sendo 5000 passeriformes. São animais de sangue quente, isto significa que a temperatura interna do corpo permaneça constante, sem Ter relação com a temperatura do ambiente. O peso das aves varia muito: de menos de 28 gramas até mais de 135 quilos. De acordo com o ambiente em que vivem, também há variações de detalhes da estrutura do corpo.
Mas todas as aves tem em comum características que tornam possível o vôo, mesmo as aves que já perderam a capacidade de voar ( os únicos pássaros que não voam são os pingüins, avestruzes, emas, casuares e quivis). A habilidade para o vôo está refletida nas características típicas dos pássaros.
- Corpo aerodinâmico
- Membros anteriores modificados em asas
- Cavidades dos ossos preenchidas com ar
- Ausência de mandíbulas e dentes, sendo a mastigação realizada pela moela, situada atrás do estômago
- Digestão rápida, sem armazenamento de alimento
- Penas leves, que são estruturas mortas e impermeáveis. Assim, não é preciso haver vasos sangüíneos pesados para nutri-las.

Nenhum comentário:
Postar um comentário